quinta-feira, 22 de julho de 2010
6 dis sabores da frança crème brûlée
França eu sabores irresistíveis, enquanto não consigo realizar meu grande sonho de ir para Paris, porque não sentir o sabor da sua culinária aqui mesmo!!!!
Crème brûlée
- xícara medidora de 240ml
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
2 paus de canela
2 colheres (sopa) de conhaque
1 fava de baunilha
5 gemas
¼ xícara + ½ colher (sopa) - 56g - de açúcar refinado
1/3 xícara (66g) de açúcar refinado, extra
Pré-aqueça o forno a 150°C. Coloque o creme de leite, os paus de canela e o conhaque numa panela; com a ponta de uma faca, abra a fava de baunilha no sentido do comprimento, raspe as sementinhas com as costas da faca e adicione tanto as sementes quanto a fava à panela. Leve ao fogo médio até que a mistura comece a ferver.
Coloque as gemas e o açúcar numa tigela e misture bem com um fuê. Retire a fava de baunilha e os paus de canela da mistura líquida e vá derramando-a aos poucos sobre as gemas, mexendo continuadamente para evitar que as gemas cozinhem.
Retorne tudo à panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por 6-8 minutos ou até que a mistura engrosse e cubra as costas de uma colher de pau – não deixe ferver. Divida o creme entre quatro potinhos refratários com capacidade para ½ xícara (120ml) cada e coloque-as dentro de uma assadeira de beiradas altas. Encha a assadeira com água fervente até que esta chegue à metade dos potinhos e leve ao forno por 15-20 minutos ou até o creme firmar. Retire do forno, deixe esfriar completamente e leve à geladeira por 2 horas ou até que o creme termine de firmar.
Cubra cada potinho com o açúcar extra e use um maçarico culinário para caramelizá-lo; como alternativa, aqueça bem uma colher na chama do fogão e passe-a delicadamente sobre o açúcar, até caramelizá-lo* – como não tenho maçarico e a técnica da colher não funcionou, preparei um pouquinho de caramelo e despejei sobre o creme.
Rend.: 4 porções
Créditos: Patrícia scarpin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário